Exibir biografia do autor

IDENTIFICAÇÃO DE TENDÊNCIAS EM DESFILES DE MODA POR GRADUANDOS EM DESIGN DE MODA

Ítalo José de Medeiros Dantas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Brasil

Professor substituto na área de processos de gestão e controle de qualidade na indústria do vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande, Especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela Universidade Braz Cubas e graduado em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Graduando em Design de Produto pelo Centro Universitário FAM. Atualmente atua como pesquisador colaborador no Núcleo de Pesquisa em Informação, Linguagens e Usabilidade, no grupo de pesquisa Morfologia dos Artefatos e Sistemas de Comunicação e do Grupo de Estudo da Cor vinculados a Universidade Federal de Campina Grande, e no Núcleo de Pesquisas em Têxtil e Vestuário, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó.

Glauber Soares Júnior
Universidade Feevale
Brasil

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (Feevale), atuando na linha de pesquisa Memória e Identidade; Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (PPGED/UFV), com atuação na linha de pesquisa 'Trabalho, Consumo e Cultura'; Especialista em Tecnologia Têxtil e Moda (Unyleya), com ênfase em processos e produção artesanal de tecidos; Graduado em Design de Moda (IF Sudeste MG - Campus Muriaé). Editor adjunto do periódico Oikos: Família e Sociedade em debate, associado ao PPGED/UFV. Atua nos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq Cultura e Memória da Comunidade (Feevale) e Trabalho, Sociabilidade e Gênero (UFV). Possui interesse nas áreas de: Design de Moda; Têxteis; Artesanato têxtil; Cultura material e Gênero. Desenvolve especialmente pesquisas interdisciplinares relacionadas a culturas regionais e locais.

Fabiano Eloy Atílio Batista
<span>Universidade do Estado de Minas Gerais / Universidade Federal de Viçosa</span>
Brasil

Professor do curso de Design na Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus Ubá (UEMG - Ubá). Doutorando e Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (PPGED-UFV), onde atua na Linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura. É, desde 2020, editor adjunto do periódico 'Oikos: Família e Sociedade em debate', vinculado ao PPGED-UFV. Possui graduação em Design de Moda, pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora / MG; Bacharelado em Ciências Humanas, pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (BACH/ICH - UFJF), Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e a Licenciatura em Artes Visuais, pelo Centro Universitário UNINTER. É Especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte, pelo Instituto de Artes e Design da Faculdade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF); Especialista em Televisão, Cinema e Mídias Digitais, pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM/UFJF); Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba (IF Rio Pomba); Especialista em Ensino de Artes Visuais, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF). Atuou como professor substituto E.B.T.T. no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé (IF Muriaé), onde desenvolveu atividades de docência, pesquisa e extensão no curso de Design de Moda. Atuou como professor da rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, entre os anos de 2014 a 2016, ministrando a disciplina de Artes (ensino Fundamental e Médio). Atualmente, cursando o Bacharelado em Turismo, com ênfase em Patrimônio e Gestão de Destinos Turísticos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem interesse nas áreas: Moda e Design; Arte e Educação; Relações de Gênero e Sexualidades; Mídia e Estudos Culturais; Corpo, Juventude e Envelhecimento; Turismo, Patrimônio Cultural e Lazer, dentre outras possibilidades de pesquisa num viés da interdisciplinaridade.

Poincyana Sonaly Bessa de Holanda
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Brasil

Professora substituto na área de Moda e Produção de Vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. Graduação em Engenharia Têxtil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017) - onde trabalhou com tingimento, polieletrólitos e têxteis de alta performance - UFRN e Pós graduada no curso de Produto de Moda e Styling fornecido pela UNIPÊ (2019) - João Pessoa.

Lívia Juliana Silva Solino
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Brasil

Atua no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó como coordenadora do CST em Design de Moda e como professora EBTT dos cursos de Design de Moda e Técnico em Vestuário. Possui graduação em Design de Moda pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Design de Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produto, inovação, economia circular e sustentabilidade.